Projeto Azougue promove oficinas gratuitas em Tracunhaém

Entre as atividades do mês de novembro estão as oficinas de Rabeca e de Confecção de adereços de Maracatu, além da continuidade do curso de Teoria Musical

O Projeto Azougue promove no mês de novembro as oficinas de Rabeca e de Confecção de adereços de Maracatu, além de dar continuidade as aulas do curso de Teoria Musical – estimulando a formação da nova geração de Músicos. Com inscrições gratuitas, as aulas são realizadas na sede do Maracatu Rural Águia Formosa, na Rua Professora Ana Vaz de Andrade, nº 48, em Tracunhaém, Zona da Mata Norte de Pernambuco. Para confirmar a participação, os interessados podem se inscrever no primeiro dia de cada uma das oficinas. As atividades integram o Projeto de Manutenção do Maracatu Rural Águia Formosa, que conta com Incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura PE).

A Oficina de Rabeca é uma das principais novidades do Projeto Azougue em 2018. O curso será ministrado pela primeira vez em Tracunhaém pelo músico e rabequeiro Maciel Salú. As aulas serão realizadas de 06 de novembro a 01 de dezembro, todas as terças-feiras das 14h às 18h, e aos sábados das 09h às 13h. Orienta-se que os interessados levem suas próprias Rabecas, mas o curso irá disponibilizar algumas unidades do instrumento para as atividades em sala de aula. “A oficina de Rabeca era um pedido antigo dos alunos do Projeto Azougue. Dessa vez conseguiremos realizar a ação e ajudar no fortalecimento da cultura da Rabeca na Mata Norte que está bastante ligada ao Cavalo Marinho”, conta o Mestre Maciel Salú, idealizador e coordenador do Projeto Azougue.

Outra atividade prevista para o mês de novembro será a Oficina de Confecção de adereços de Maracatu ministrada pelo artesão Nilson, de Tracunhaém. As aulas serão realizadas de 05 a 30 de novembro, sempre das 14h às 18h, às segundas e quintas-feiras. Entre o conteúdo que será compartilhado está desde o corte, modelagem e bordado da gola de Caboclo de Lança, técnica que pode ser implementada para o bordado de outras fantasias, até a confecção do chapéu do Caboclo de Lança, passando pelas etapas da armação e acabamento. Todo o material da oficina será fornecido pelo projeto. Não há pré-requisito para participar do curso.

Além das oficinas de Rabeca e Confecção de adereços, em novembro será dada continuidade as aulas do 2º módulo de Teoria Musical – estimulando a formação da nova geração de Músicos, que é o único curso de iniciação musical do município. As aulas são realizadas às terças, das 9h às 12h, e às sextas-feiras, das 14h às 17h, sob a batuta do Maestro Minuto, de Nazaré da Mata. “Esse curso é muito importante para a formação de novos maracatuzeiros, já que a cidade não possui conservatório nem cursos profissionalizantes na área de música”, explica Maciel Salú.

As ações demonstram a participação positiva do Maracatu Rural Águia Formosa ao atuar de maneira direta na vida de seus integrantes e da comunidade. “Nós levamos a cultura do Maracatu para as escolas e também levamos a comunidade para a sede do Maracatu Rural Águia Formosa. É dessa forma que, a cada edição do projeto, conseguimos atrair cada vez mais crianças, adolescentes e adultos para a manutenção deste patrimônio cultural imaterial de Pernambuco”, conta Maciel Salú.

Além das atividades de formação, o Projeto Azougue promove outras ações, entre elas a Sambada de Maracatu, que este ano foi realizada em setembro, entre os maracatus Águia Formosa e Piaba de Ouro; o Encontro de Mestres e Poetas da Mata Norte; e a Roda de diálogo com o tema “Brincando com os mestres – uma vivência com quem faz do brinquedo sua missão”, essas duas últimas prevista para acontecer até dezembro deste ano.

Incentivo Funcultura – O projeto Maracatu Rural Águia Formosa | Manutenção integra as ações da terceira edição Projeto Azougue e trata diretamente da manutenção e estruturação do Águia Formosa como entidade cultural. A inciativa faz referência à atuação do grupo como organismo social atuante na Zona da Mata Norte de Pernambuco. A manutenção do Maracatu Rural Águia Formosa conta com Incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura PE), através da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) e Governo de Pernambuco.

Serviço:
PROJETO AZOUGUE | Maracatu Rural Águia Formosa – manutenção

Oficina de Confecção de adereços de Maracatu
Ministrante: Nilson
De 05/nov a 30/nov
segundas-feiras, das 14h às 18h
quintas-feira, das 14h às 18h

Oficina de Rabeca
Ministrante: Mestre Maciel Salú
De 06/nov a 01/dez
terças-feiras, das 14h às 18h
sábados, das 09h às 13h

Curso de Teoria Musical – estimulando a formação da nova geração de Músicos (continuação)
Ministrante: Maestro Minuto
De 04/set a 14/dez
terças-feira, das 9h às 12h
sextas-feira, das 14h às 17h

Inscrições: presencial e gratuita, no primeiro dia de aula de cada oficina
Local de realização das aulas: Rua Professora Ana Vaz de Andrade, 48 – Tracunhaém|PE
Realização: Projeto Azougue, Maracatu Águia Formosa, Grão – Comunicação e Cultura e Maciel Salú
Incentivo: Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura PE), Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) e Governo de Pernambuco
Redes sociais: facebook.com/projetoazougue e instagram.com/projetoazougue


Informações para a imprensa
Dulce Reis | Feed Comunicação:
Contato: 81 98853-3083 | feedcomunicacao.pe@gmail.com
Fotos em alta – Oficina de Confecção de Adereços: http://bit.ly/Projeto-Azougue-Confeccao-2017 (Crédito: Eric Gomes)
Fotos em alta: http://bit.ly/Projeto-Azougue-Sambada-2017 (Crédito: Eric Gomes)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.