RELEASE | MACIEL SALÚ “LIBERDADE”

O compositor, cantor e rabequeiro Maciel Salú lançou seu quinto álbum solo com um show lotado e emocionante no Teatro de Santa Isabel, no Recife, em março de 2018. Intitulado “Liberdade”, o CD traz a união de letras com forte discurso político e social, sua voz potente e uma musicalidade cada vez mais contemporânea. Nas 10 músicas autorais, os ritmos são dos mais variados e os temas giram em torno de assuntos como preconceito, racismo, religiosidade, democracia e violência. Tudo isso acompanhado da sua rabeca, que não se rende ao rótulo de instrumento da cultura popular, trazendo uma sonoridade única ao ser experimentada com cordas e pedais de guitarra. A apresentação contou com a participação especial da cantora carioca Juçara Marçal, vocalista da banda Metá Metá, que também canta no disco.

Com incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura PE), “Liberdade” é uma construção da maturidade, profissionalismo e visão de mundo de Maciel Salú. O álbum promove um passeio sonoro sobre temas nada fáceis, mas atuais e relevantes. “Liberdade, com respeito e responsabilidade, é algo que deve ser direito de todo o ser humano. É isso que trago neste disco. É também ter liberdade de falar o que é preciso, de gravar o que eu quero, do jeito que eu acho necessário, sem ninguém para impor limites. Mas é um valor que deveria pertencer à vida de todos”, explica o artista.

O disco já começa por um caminho de debate político e social em “Labirinto”, em que Maciel extrai poesia das guerras e da violência espalhadas pelo mundo. “Eu já viajei muito por conta do meu trabalho. Por isso, já vi muitas realidades, tanto aqui no Brasil, como no Senegal, Estados Unidos e em alguns países da Europa. Então, trago essa vivência da estrada e do que chega até a gente através das notícias e dos livros. Na música, digo para cruzar as fronteiras, mas isso também é em relação à desigualdade social, ao sofrimento, aos conflitos raciais, guerras e bombardeios. É deixar tudo isso para trás”, revela.

“Ninguém nasce com ódio / Nem com religião / Nasce com livre arbítrio / Em qualquer nação / Nem nasce com maldade / E também sem rancor / A vida vai crescendo / Aprende o amor”. Assim começa a música “Liberdade”. Mesmo trazendo um assunto tão espinhoso, a narrativa desenvolvida por Maciel surpreende pelo encontro entre a força do discurso e uma melodia delicada e, ao mesmo tempo, potente, com destaque para os sons da rabeca e da bateria.

Em “Maracatu Sem Lei”, Maciel revisita o episódio das proibições da realização das sambadas de maracatu até o dia amanhecer, que é algo inerente ao folguedo, no ano de 2014. “Tivemos que buscar o Ministério Público para reverter a situação. A música é sobre essa luta e já vem fazendo parte do meu repertório de shows há algum tempo. Agora, entrou no disco”, revela.

A religiosidade também é abordada em “Liberdade”. Maciel traz o tema mais fortemente nas músicas “Jurema” e “Mãe do Mar”, que conta com a participação especial da cantora carioca Juçara Marçal. “Eu já conhecia o trabalho de Juçara e resolvi convidá-la para o disco. A música tem tudo a ver com a voz dela, com o trabalho dela. A presença de Juçara só fez engrandecer essa música em homenagem à Iemanjá, que também já fazia parte no meu repertório nos shows”, conta.

Outra participação especial no disco é a de Lira, que incorporou uma poesia à música “Realidade”. A letra fala sobre líderes negros que lutaram pela igualdade social e pela paz, como Mandela e Bob Marley. “Lira é um amigão e parceiro de outros trabalhos, como algumas trilhas sonoras. O seu poema e a sua voz enriqueceram ainda mais o discurso contra a desigualdade, o racismo e a violência, em um chamado para as pessoas acordarem para o que acontece no mundo em sua volta”, explica.

Já o lado mais leve do disco está em “Luiza” e “Flor de Gardênia”. A primeira música homenageia a neta mais velha de Maciel. Na segunda, o artista canta o amor por sua esposa. Para a alegria dos fãs, o rabequeiro regravou um de seus primeiros sucessos, “Machadeiro”, música dos tempos em que fazia parte da banda Chão e Chinelo. Fechando o disco, Maciel leva em conta mais uma vez a sua versatilidade com o frevo “Chegou Pereira”, que deixa qualquer um com um gostinho de quero mais.

Informações: grao.pe@gmail.com | macielsalu.com.br | +55 81 996.067.758

FICHA TÉCNICA 
“Liberdade” (2018)
Direção musical: Maciel Salú
Produção musical: Hugo Linns
Produção executiva: Rute Pajeú | Grão – Comunicação e Cultura
Arranjos: Emerson Santana, Joana Melo, José Mário, Maciel Salú, Raphael Beltrão, Rogério Victor e Sammy Barros
Arranjo de guitarra de “Mãe do Mar”: Rodrigo Samico e Sammy Barros
Técnico de gravação e mixagem: Paulo Umbelino
Roadie: Carlos Ribeiro
Participações especiais: Juçara Marçal e Lira
Estúdio de pré-produção: Skill (PE)
Estúdio de gravação e mixagem: Fábrica Estúdios (PE)
Masterização: AWR Studio (USA)
Projeto gráfico: Mazinho Constantino
Impressão: FacForm Impressos
Fotografia: Fred Jordão
Comunicação: Feed Comunicação

Incentivo: Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura PE), Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Secretaria de Cultura de Pernambuco e Governo de Pernambuco

MÚSICAS
1. Labirinto
2. Liberdade
3. Flor de Gardênia
4. Machadeiro
5. Mãe do mar
6. Jurema
7. Luiza
8. Realidade
9. Maracatu sem lei

10. Chegou Pereira

Letras das músicas: http://bit.ly/Maciel-Salu-Letras-LIBERDADE

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
Fotos em alta resolução: http://bit.ly/Maciel-Salu-FOTOS-2018 e http://bit.ly/Maciel-Salu-Show-Liberdade (Crédito: Fred Jordão)
Feed Comunicação
Dulce Reis: feedcomunicacao.pe@gmail.com ou (81) 988.533.083

 

RELEASE MACIEL SALÚ – Liberdade

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.